quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Antevisão FC Piratas x Vila Nova

Antevisão FC Piratas x Vila Nova

Temos trabalhado c/ o intuito de manter a regularidade p/ alcançarmos vitórias de forma a atingirmos os objectivos a q/ nos propusemos no inicio da epoca e p/ ja estamos a conseguir, lideramos o campeonato c/ alguma vantagem estamos na meia-final da taça, mas isso nao vai ser sinal de relaxamento porque entramos em todos os jogos da mesma forma e quando se relaxa as coisas nao custumam correr bem, por isso a q/ manter a regularidade q/ tivemos até agora, o Vila Nova merece todo o nosso respeito nao vai ser pelo lugar q/ ocupam na classificacao q/ vamos mudar as coisas e jogar de forma diferente o rigor vai ser o mesmo.

Este jogo vem em boa altura porque estamos numa boa maré de moralização apos os 2 jogos q/fizemos contra adversarios directos em q/ aliamos os resultados c/boas exibições, o Vila Nova é uma equipa q/apesar das limitações da em campo tudo o q/ tem e o q/sabe e q/ a qualquer altura nos pode surpreender. Mas como sempre vamos encarar este jogo de uma forma seria, c/ humildade e respeito p/ com o adversario, pois so assim conseguiremos tornar o jogo facil. Iremos procurar tambem continuar a dar bons espectaculos ao nosso publico q/ muito nos tem apoiado ao longo de todo o campeonato.

Cmpts

Np


http://nelsonpeixoto-futsal.blogspot.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O treino..

O treino...

Finalmente tive um tempo livre e decidi dar continuidade aos meus artigos sobre os processos de treino, mas p/ ja ainda sobre os treinos de guarda-redes, Pois bem... nos meus próximos artigos vou falar um pouco do treino de guarda-redes, lamentavelmente é um posto pouco falado, mas é tanto ou mais importante o seu treino como os restantes jogadores de campo, não é por nada que por vezes ouvimos este tipo de comentário "...O GR é meia equipa...".

Mais p/ frente comeco a falar do jogo em si.

Treino de Guarda-redes...

O guarda-redes como tem uma posição especifica, naturalmente tem que ter um aquecimento/activação geral diferente, direccionado para as solicitações exigidas de um jogo, em relação á massa muscular ... articulações ... etc.


Treinar guarda-redes não é para qualquer treinador, não basta aplicar exercícios, quando se está a treinar 2 ou 3 guarda-redes é preciso conhecer os pontos fracos e fortes de cada um e tentar explorar e estimular esses mesmos pontos. Será que o mesmo exercício sendo aplicado a 2 guarda-redes tem o mesmo aproveitamento??Claro que não.....Há técnicas que podem ser utilizadas como por exemplo o grau de exigência do próprio exercício será diferente para cada um dos guarda-redes.

O aquecimento...

Num aquecimento de guarda-redes, temos que ter em atenção, o tempo que temos disponivél, mediante esse tempo, gerimos de maneira que o guarda-redes esteja minimamente preparado para iniciar o jogo.O aquecimento tem que ter como factor obrigatório a presença da BOLA. Ainda assisto hoje em dia aquecimentos sem bola, mesmo na fase inicial pode-se utilizar a bola em movimentos de baixa intensidade ( braços / pernas), então e se tivermos 10 a 15 minutos para aquecer?.....Como se vê em quase todos os jogos nas divisões distritais...Muitas vezes é por falta de bolas nos jogos, então os jogos não é tão ou mais importante que os treinos?
Claro que é....

O aquecimento do guarda-redes deve ser da seguinte forma:
  1. É aconselhavél um pré-aquecimento ás articulações;
  2. Movimentos de braços e pernas ( sempre com bola);
  3. Alongamentos gerais em todo os grupos musculares ( nos alongamentos deve-se ter uma postura correcta e sem insistências);
  4. Exercícios com intensidade Média;
  5. Alongamentos mais profundos e com mais tempo +/- 12" (segundos);
  6. Exercícios com intensidade Máxima;
  7. Após uma recuperação activa, respeitando os tempos de recuperação, os guarda-redes integram-se com os restantes jogadores (Finalização);
  8. Alongamentos mais profundos e com mais tempo +/- 12".


Espero q/ este artigo possa ajudar alguns de voces, tanto jogadores como treinadores no melhor aproveitamento do treino e do jogo...

Cmpts

Np

http://nelsonpeixoto-futsal.blogspot.com

O ser treinador...

Ser treinador significa ser agente de um processo de transformação, que no contexto do exercício da cidadania acarreta responsabilidades e direitos.

No desporto ser treinador é uma vocação que não se esgota no domínio das habilidades específicas da organização, planeamento e condução do treino e das competições. Ele deve ser simultaneamente um agente interactivo de desenvolvimento do contexto social, cultural e político em que se move como perito e como cidadão. É pois imperativo desenvolver um sentido de participação esclarecido, impondo-se a si próprio um elevado grau de preparação, traduzido na apropriação de conhecimentos que lhe permitam uma pratica consciente.

A maturidade do treinador expressa-se pela sua capacidade de mobilizar, formar, orientar e dirigir aqueles que consigo trabalham, mas também pela capacidade e qualidade das suas reflexões, gerando ideias e apontando caminhos para o desenvolvimento próprio e de outros.

O sucesso de um treinador não se mede exclusivamente pelo número de vitórias ou derrotas, mas sobretudo pelos contributos que da sua acção resultam no desenvolvimento do sistema desportivo, das modalidades, dos atletas, dos outros treinadores, dirigentes e de todos os cidadãos em geral. É pois importante ter-se consciência de que o reconhecimento do significado e utilidade do que é ser treinador depende em grande parte da extensão e do nível de qualidade do seu empenho.

Np


http://nelsonpeixoto-futsal.blogspot.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Analise ao jogo ISAVE x FC Piratas - 0-3

Analise ao jogo ISAVE x FC Piratas - 0-3

Partimos p/este jogo sabendo q/ iamos defrontar um adversário directo, c/ os mesmos objectivos e q/ se tivessem espaço p/ jogar iam ser uma equipa p/ nos causar enormes problemas.
Comecamos melhor e logo na primeira jogado do encontro poderiamos ter marcado c/ uma jogada rapida de ataque e na resposta a essa jogada o ISAVE, tambem poderia ter marcado e foi esta a unica oportunidade do ISAVE na primeira parte, visto q/ a partir daí dominamos por completo, c/ jogadas rapidas de ataque e muito fortes a defender, visto q/ defendiamos muito em cima e nao deixavamos q/ eles saissem organizados de tras. Marcamos aos 7min, na sequencia de um canto depois houve um periodo mais mal jogado mas sempre c/ claro dominio nosso e c/ muitas oportuniodades de golo falhadas na cara do guarda-redes e antes do intervalo, chegamos ao 2-0.

No intervalo houve umas pequenas rectificações, e no inicio da segunda-parte o ISAVE comecou a jogar de 5x4, e optamos por uma estrategia clara de deixar o ISAVE jogar, p/ em contra-ataque tentar-mos surpreende-los em saídas rapidas, foi uma parte em q/ a posse de bola foi completamente do ISAVE, porque eram eles q/ estavam em desvantagem e precisavam de marcar. Tivemos muitas oportunidades p/ aumentar a vantagem mas a bola insistia em nao entrar, o ISAVE tambem teve as suas oportunidades mas o nosso guarda-redes estava muito atento e parou tudo, fazemos o 3x0 a meio da segunda-parte e praticamente arrumamos c/ o jogo, visto q/ os jogadores do ISAVE estavam esgotados, mas mesmo assim lutaram ate ao fim do jogo.

Foi uma grande vitoria da nossa parte, em duas semanas conseguimos duas vitorias sobre adversarios directos e aumentamos a nossa vantagem pontual, estamos cada vez mais proximo de conseguir o tao desejado titulo, mas ainda falta muito campeonato e vamos entrar em todos os jogos c/ a mesma atitude q/ tivemos ate aqui e respeitando sempre o nosso adversario, mostrando o nosso valor dentro de campo.

Cmpts

Np


http://nelsonpeixoto-futsal.blogspot.com